terça-feira, 18 de abril de 2017

Ganhei uma grana e não sei o que fazer

Esse foi algo que um camarada me disse hoje no escritório.
Que responsabilidade responder. Imagina, o cara chega pra você e fala: cara, tenho você como referência nisso, e preciso da sua ajuda pra uma coisa, vamos tomar um café!!!
Já fui pensando, o cara vai sair da empresa e vai sobrar pra mim todo o trabalho...

- Cara, lembra aquele processo do acidente de carro lá no interior? Isso aquele de 7 anos atrás? Então, ganhei a causa e estou com 25 mil reais, o que faço?

O que mais me chamou a atenção foi o fato do cara estar preocupado com o dinheiro, mostra a consciência sobre isso. Podia trocar de carro, comprar moto, pagar os carnês, comprar TV nova....

Sem titubear respondi:
- Você tem alguma conta pra pagar ?
- Qual é a taxa de juros dessa sua dívida ?
- Você tem desconto se antecipar o pagamento ?
- Você tem compromissos mensais que pode antecipar ?

Fomos almoçar e fizemos um bom plano:
- parte iria para terminar de pagar uma viagem parcelada já realizada;
- parte foi para antecipar o pagamento da escola das filhas até final do ano, com desconto de 1% ao mês;
- parte foi para dar uma arrumada no carro;
- a última parte foi para uma reserva de segurança;

Achei irresponsabilidade falar pro cara comprar ações do Itaú, mas confesso que passou pela cabeça.
O importante foi perceber a satisfação com o plano idealizado.

Foi legal também, ser procurado para falar desse tema que tenho tanto apreço e busco estudar constantemente. Cada experiência é um aprendizado. A vontade de estudar mais agora e aprender aumenta ainda mais, pois acabo de ajudar alguém, e sei que poderia ajudar muitos outros também.

Um pedido...
Andei lendo sobre FIIs, quem pode dar um help pra começar a aprender e montar uma carteira básica?

Abração

Nenhum comentário:

Postar um comentário